comercial@athuzsolucoes.com.br   •   11 4942-1920

Identificar os produtos no varejo é algo primordial para a gestão do negócio.  Essa prática permite que seja possível controlar estoque e gerar etiquetas com informações importantes como preço, descrição, peso entre outras coisas. Atualmente, a identificação dos produtos tem sido uma regra geral por parte das empresas e é comum que seja feita em sua maioria por meio do código de barras.

O uso do código de barras codifica as informações do produto de uma forma que permite que sejam capturados dados com leitores de códigos de barras. Essa captura é possível devido as chaves de identificação do GSI que são chaves especificas para acesso a dados dos processos comerciais.

identificação de produtos varejo

Dentre as chaves existentes podemos citar as mais comuns que são:

  • GTIN (Número Global de Item Comercial) – Identificação exclusiva de produtos comercializados na cadeia de suprimentos
  • GLN (Número Global de Localização) – Identificação exclusiva de locais
  • SSCC (Número de Série de Unidade Logística) – Numeração exclusiva e serializada para identificação de unidades logísticas e rastreabilidade.

Já o código mais utilizado no varejo é o EAN 12.  Em resumo o código de barras é o “RG” do produto. Nada mais é do que uma representação gráfica de dados numéricos e alfanuméricos. Sua codificação permite rápida captação dos dados, velocidade nas transações, precisão das informações e atualização em tempo real. Todas essas características refletem em benefícios como um melhor controle de estoque, diminuição de erros operacionais, velocidade no atendimento aos clientes e redução de custos.

O Fly01 Varejo, ajuda em todo o processo de identificação de produtos. Um sistema que cria e controla todas as identificações importantes necessárias para seus produtos, desde a criação de códigos de barras internos, disponibilização de campos para armazenar códigos de barras do fornecedor e código EAN-13. Além disso, conta com a geração de etiquetas de vários modelos, identificação e leitura de vários produtos por meio desses códigos de barras.